Como Encontrar um Bom Agente de Viagens

2023-07-07 00:12:13 - Drany Macley Drany Macley, the senior editor of Vytravels.com, brings extensive journalism background and over eight years of experience in travel writing and editing to the site, offering practical insights and first-hand knowledge through articles on innovative hotels, backed by a BA in Journalism from Ithaca College.

No Go Ask A Local, conectamos viajantes independentes a Especialistas Locais no destino para criar viagens feitas sob medida que vão além dos destaques.

Agentes de viagens, consultores de viagens, especialistas em viagens...

Chame-os como quiser, a suposta morte dos agentes de viagens ainda não ocorreu. Mas um acerto de contas pós-Covid e muita reflexão sobre sustentabilidade e impacto ambiental estão definitivamente trazendo grandes mudanças na indústria. E um dos maiores desenvolvimentos é o surgimento do "especialista local".

Gaal bigger.jpg?format=500w

À medida que as viagens evoluem, finalmente estamos vendo uma mudança em relação aos dias dos agentes de viagens que diziam ser especialistas em dezenas de países e uma movimentação muito aguardada em direção à especialização hiperlocal.

Italy travel advisor Roberto on a Zoom call

Essa nova geração de agentes de viagens não está tentando convencê-lo de que você deve contratá-los para cada viagem em família, independentemente de estar indo para o Japão ou o Peru. Em vez disso, esses agentes estão fincando sua bandeira em um país e, às vezes, apenas em uma região desse país, e declarando orgulhosamente que essa é a sua única área de especialização. E melhor ainda, muitos desses novos agentes de viagens são locais, nascidos e criados na região.

Para gerações de viajantes que cresceram com a cultura de saber um pouco sobre tudo em todas as áreas da vida, isso é uma mudança bem radical. E nessa nova realidade, uma série de inovadoras plataformas online de viagens surgiram, tornando mais fácil do que nunca encontrar um agente local baseado no destino para planejar sua viagem.

Afinal, nem toda mudança é ruim!

Agente local versus agente de viagens tradicional

Antes de discutir os benefícios de um "especialista local" como agente de viagens, vamos falar sobre os benefícios potenciais de um tradicional.

O principal benefício de um agente de viagens comum é que eles fazem o trabalho burocrático por você. Eles conhecem o destino em certa medida ou o pesquisam (esperançosamente) caso não conheçam. Eles cuidam da logística, fazendo as reservas e os arranjos para você.

Embora isso fosse muito útil há 30 anos, com tanta informação na internet, comunicação internacional fácil, sistemas simples de pagamento transfronteiriço e diversos sites para reservar por conta própria, ter outra pessoa clicando os botões por você já não é de grande ajuda.

O problema com os agentes de viagens tradicionais é que o conhecimento deles é limitado. Quando eles oferecem serviços de planejamento para dezenas de países, simplesmente não há como se especializar em nenhum deles. Para muitos destinos, o agente pode nem mesmo ter estado lá pessoalmente.

Como resultado, o que eles sugerem para você frequentemente são itinerários genéricos e padronizados, com pouca personalização. Seu agente pode estar contando com recomendações de outros agentes ou se baseando em informações encontradas na internet. Não é uma situação ideal se você é um cliente que está pagando por expertise e tranquilidade.

Em muitos casos, ao trabalhar com um agente tradicional, você receberá apenas variações da mesma viagem que eles sugerem para todos. Em outros casos, eles usam softwares e algoritmos para montar uma proposta para você. Pouca personalização nisso. Com conhecimento local limitado, há realmente apenas tanto que eles podem personalizar para você. E se você perguntar a eles sobre cidades e regiões com as quais eles não estão familiarizados, eles estarão fora de seu alcance.

Agora, alguns agentes de viagens não locais certamente conhecerão bem alguns destinos e muitos deles planejam grandes viagens. Mas, em média, esse não é o caso.

Benefícios de trabalhar com um agente de viagens local

Portanto, quais são os benefícios de trabalhar com um agente de viagens local? Nós destacamos alguns dos principais abaixo:

- Seu conhecimento local é mais aprofundado.

- Eles têm conexões no local e estão disponíveis no país caso algo dê errado.

- Eles possuem uma rede confiável de fornecedores locais, guias, hoteleiros, etc., com quem eles têm relações reais.

- Você receberá sugestões de destinos alternativos e ideias sobre como escapar das armadilhas turísticas.

- Sua viagem será feita sob medida, em vez de ser apenas um itinerário genérico produzido por um sofisticado software.

- Mais do dinheiro que você gasta em sua viagem ficará na comunidade local.

- Os agentes locais vivem na comunidade e estão interessados em ver seu povo se beneficiar do turismo.

A maioria dos agentes locais se especializa exclusivamente em seu próprio país e muitos deles têm décadas de experiência em viagens, muitas vezes tendo trabalhado como guias antes de se tornarem agentes. Isso significa que eles têm um conhecimento de primeira mão sério dos lugares para onde você irá, em vez de apenas terem visto em uma tela de computador ou terem visitado uma vez em uma viagem de familiarização. Seu nível de conhecimento e experiência regional é simplesmente incomparável.

Muitos agentes de viagens e grandes agências de viagens têm usado o que é conhecido na indústria como DMCs (Destination Management Companies) há anos. DMCs são agências locais que são subcontratadas por agências estrangeiras ou multinacionais para planejar e organizar as viagens que elas vendem.

Isso significa que quando você reserva um tour em grupo ou uma viagem privada com uma grande agência baseada em seu país, é bastante provável que eles estejam terceirizando a maior parte do processo de planejamento para uma empresa local e depois cobrando uma margem significativa. Sua agência local é essencialmente apenas um intermediário, o que aumenta o preço e também significa que o agente com quem você está trabalhando provavelmente tem muito pouco envolvimento real no planejamento de sua viagem.

A grande mudança que está acontecendo é que muitos desses mesmos DMCs e/ou seus ex-funcionários decidiram começar a vender seus serviços diretamente para viajantes internacionais. Em vez de planejar uma viagem anônima que lhes é enviada por alguma agência ou agente estrangeiro, agora eles estão disponíveis para trabalhar diretamente com os próprios viajantes, individualmente.

Isso tem dois grandes benefícios para os viajantes:

- Você tem acesso direto aos especialistas locais e pode planejar uma viagem muito mais personalizada e autêntica.

- Você obtém uma redução de preço: sem a comissão de sua agência/agente local, o preço de sua viagem será significativamente menor.

Como encontrar um bom agente de viagens local

Infelizmente, é surpreendentemente difícil encontrar consultores de viagens locais por conta própria. E, mesmo que você encontre, descobrir como escolher o agente de viagens certo é ainda mais difícil. Ao usar o Google, a grande maioria dos resultados de pesquisa para agentes locais são:

- Anúncios de grandes agências multinacionais.

- Excursões em grupo guiadas.

- Pacotes de viagens pré-fabricados genéricos.

- Agentes de viagem baseados em seu próprio país.

Se você quer um consultor de viagens pessoal para planejar algo feito sob medida, você não quer nenhum desses. Então, o que você faz?

Plataformas online

Felizmente, existem algumas plataformas online que conectam os viajantes a agentes locais: Go Ask A Local (Pergunte a um local), kimkim, Zicasso e algumas outras. Cada plataforma tem um processo e foco um pouco diferentes. Zicasso, por exemplo, foca em férias de luxo. Go Ask A Local é tudo sobre viagens autênticas, locais e fora do comum.

O que as plataformas têm em comum é que você pode navegar por uma rede de agentes de viagens locais no destino que planejam exclusivamente viagens sob medida para seus próprios países. Você encontrará agentes com diferentes especialidades, desde viagens multigeracionais, até viagens ativas e de aventura, lua de mel e muito mais. Você pode conferir itinerários de exemplo, conversar com os especialistas locais e solicitar um itinerário personalizado sem compromisso.

No caso do Go Ask A Local, você pode até agendar uma chamada gratuita no Zoom para conhecer pessoalmente o agente local que irá planejar sua viagem. Você pode ver todos os nossos Especialistas Locais em www.goaskalocal.com/tailor-made-trips.

Você também se beneficia do fato de que as plataformas já avaliaram os agentes, para que você possa se concentrar apenas no planejamento.

Sites de avaliação

Se você não quiser usar uma das plataformas, esteja preparado para pesquisar bastante e fazer muitas pesquisas. Um bom começo é ir diretamente para alguns sites de avaliação diferentes e procurar agências de viagens locais. Uma busca por algo como "Agente de Viagens no Jordão" ou "Operadora de Turismo no Sri Lanka" no Tripadvisor retornará resultados de muitas agências locais. Em seguida, você pode conferir as avaliações e acessar os sites de qualquer empresa da qual você queira saber mais.

Lembre-se de que diferentes países usam diferentes sites de avaliação, então não confie apenas no Tripadvisor - sites como Trustpilot e, surpreendentemente, também o Yelp, podem ter algumas boas indicações.

Boca a boca

Não subestime este método tradicional. Embora nem todos tenham amigos que viajam, se você tiver, as chances são de que um amigo ou amigo de um amigo já tenha ido para onde você espera ir. Eles podem conhecer a pessoa local perfeita para você. Então pergunte por aí!

Pesquisa no Google e Google Maps

Uma pesquisa no Google geralmente traz uma mistura estranha de resultados, mas você pode ter sorte. Comece pesquisando coisas como "Especialista em viagens baseado na Tailândia" e "Agência de viagens local na Tailândia". Você encontrará muitos resultados que não se encaixam, mas também algumas opções interessantes.

Você também pode usar o Google Maps, escolher a capital ou a cidade mais visitada do país que você está planejando e procurar agências de viagens. A maioria dos resultados será de agências locais que planejam viagens para outros países, mas também é possível encontrar resultados de agentes locais que planejam viagens domésticas.

Como escolher o agente de viagens certo

Depois de reduzir suas opções, faça uma pesquisa mais aprofundada sobre a lista de agentes ou agências de viagens que você gosta.

Confira o site deles, especialmente a página "sobre". Verifique se eles mostram os nomes e fotos da equipe. Uma equipe pequena geralmente é um bom sinal. Uma página anônima com poucas informações é ruim.

Em seguida, verifique se o número de contato da empresa é um número nacional (para o destino). Se for, isso também é um bom sinal.

Quando você enviar um e-mail para o suporte ao cliente e avançar um pouco no processo, verifique se a mesma pessoa responde a você todas as vezes.

Peça para fazer uma chamada de vídeo em algum momento - você quer saber com quem está lidando.

Também verifique quais compromissos eles têm com iniciativas de sustentabilidade e se estão registrados nos órgãos governamentais apropriados e totalmente segurados.

Leia cuidadosamente os termos e condições deles.

Erros comuns que as pessoas cometem ao escolher um agente de viagens

1. Escolher um agente com pouco conhecimento do destino e poucos contatos reais no local

  • Bons agentes de viagens têm contatos confiáveis no local que podem ser úteis mesmo que não estejam muito familiarizados com determinados aspectos de uma viagem. Um agente que tenha planejado apenas algumas viagens para algum lugar não terá essa rede de contatos. Eles vão pesquisar e correr os mesmos riscos que você.

2. Não ter realismo em relação ao orçamento

  • Alguns viajantes não gostam de saber que usar um agente de viagens significa que eles pagarão mais do que se fizessem tudo sozinhos. Isso é compreensível. Mas é contraproducente. Muitos agentes também afirmam que seus serviços são "gratuitos". Isso raramente é verdade e, na melhor das hipóteses, é enganoso.
  • Quando você utiliza um agente de viagens, espere pagar um valor um pouco mais alto. Eles precisam ser remunerados pelo seu trabalho. Você está pagando por expertise, tranquilidade e planejamento sem estresse. Aceite que o seu orçamento precisará ser um pouco maior e siga em frente. 

3. Não pesquisar sobre o destino com antecedência

  • Contratar um agente de viagens não significa que eles magicamente sabem o que é melhor para você. A melhor forma de conseguir uma viagem perfeitamente planejada, que seja realmente personalizada para seus interesses, é fazer uma pesquisa por conta própria e compartilhar seus pensamentos e ideias com o seu agente.
  • Faça muitas perguntas sobre diferentes localidades. Compartilhe o que você gostou e não gostou em suas pesquisas. Conte sobre coisas de viagens passadas que foram memoráveis e especiais para você. Quanto mais eles compreenderem o seu estilo de viagem, melhor eles poderão planejar para você.

4. Não ser sincero sobre suas preferências

  • Não seja tímido! Essa é a sua viagem e você merece algo extraordinário. Se você não gostar de algo que o seu agente de viagens sugere, diga a eles! E explique o motivo. Eles não ficarão ofendidos. Eles querem saber quais são as suas preferências para planejar algo perfeito para você.

Como os agentes de viagens são remunerados?

Como o agente de viagens que você está considerando contratado ganha dinheiro com a sua viagem geralmente é uma das primeiras perguntas que as pessoas se fazem. Mas pode parecer constrangedor perguntar. Não deveria ser.

A maioria dos agentes de viagens hoje em dia irá te dizer que utilizar os serviços deles não custa um centavo a mais do que fazer a reserva por conta própria. Eles afirmam que, ao invés de cobrar algo de você, eles são remunerados através de comissões de operadores turísticos, hotéis, e outros fornecedores e prestadores de serviços. Às vezes isso é verdade, mas em nossa experiência nem sempre é totalmente correto.

Como os agentes de viagens são remunerados

  • Comissões de fornecedores, hotéis, operadores turísticos e outros prestadores de serviço.
  • Taxa diária de planejamento
  • Tarifas de planejamento por hora
  • Acréscimos nas reservas

Comissões: A maioria dos agentes de viagens realmente possui acordos com prestadores de serviços e são remunerados através de comissões. Por exemplo, quando um agente reserva um hotel de $200 por noite para você, eles podem receber uma comissão de 10% do hotel ($20).

Tarifas de planejamento por hora: Alguns agentes de viagens cobram por hora, como um advogado ou consultor, e realmente oferecem cada serviço pelo seu custo real.

Taxa diária de planejamento: Uma tendência mais recente é simplesmente cobrar uma taxa de planejamento diária, por exemplo, $150 por dia de viagem. Com esse tipo de acordo, seu agente te cobraria uma taxa fixa de $1.500 para planejar uma viagem de 10 dias, por exemplo.

Acréscimos nas reservas: Embora a maioria dos agentes de viagens não goste de compartilhar essa informação, muitos deles cobram um acréscimo nos serviços que eles reservam para você. Por exemplo, se você estiver indo para um safári no Quênia, seu agente pode encontrar um passeio de $500 com um operador turístico local e cobrar 0 por ele em seu itinerário. Isso não é diferente do que acontece quando você reserva um passeio em plataformas de reserva de turismo como GetYourGuide, Viator, etc. - o operador turístico dá um preço à plataforma e a plataforma cobra um valor mais alto para você.

No final do dia, a maioria dos agentes de viagens são remunerados através de uma combinação dos métodos mencionados acima. E a forma mais fácil de entender como seu agente será remunerado é simplesmente perguntar a eles!

Sua viagem será mais cara com um agente de viagens?

Quase certamente. Bons agentes de viagens prestam um serviço valioso e trabalham duro para planejar a sua viagem. Eles gastam horas do seu tempo para te conhecer e entender seu estilo de viagem, criar itinerários, entrar em contato com fornecedores e prestadores de serviços e reunir tudo.

Depois, quando você estiver realmente em sua viagem, eles continuam disponíveis caso você precise de algo. Isso é muito trabalho, e o agente de viagens merece ser remunerado por isso.

Sabemos que pode parecer doloroso pagar a um agente de viagens para fazer o que você, em teoria, poderia fazer por conta própria. Mas um bom agente de viagens não está apenas realizando ligações e clicando em botões para você; a maior parte do que você está pagando é pela experiência acumulada ao longo de décadas e pelo conhecimento profundo do destino. Você poderia passar centenas de horas pesquisando sua viagem e ainda não conseguiria planejar a viagem como eles.

Pense nisso dessa maneira - provavelmente você poderia aprender a construir uma casa e fazê-la por conta própria. Mas você se sentiria confortável vivendo nela? E valeria a pena o tempo?

A maioria de nós não tem muito tempo de férias e as grandes viagens que podemos fazer são preciosas. Quando você está gastando milhares de dólares, é importante acertar tudo. Um bom agente de viagens faz isso; eles transformam uma viagem ok em uma aventura única na vida. Em nossa opinião, isso vale a pena pagar.

Para encontrar um ótimo agente de viagens local, confira nossos Especialistas Locais em Go Ask A Local.

Planeje sua próxima aventura com um agente de viagens local!

No Go Ask A Local, conectamos viajantes independentes aos melhores agentes de viagens locais que oferecem viagens personalizadas que vão além dos destaques.

Nossos Especialistas Locais são profissionais experientes em viagens que passaram décadas ajudando visitantes a explorar seus países. Eles estão baseados em seus destinos e os conhecem como apenas um local pode conhecer.

Se você quer planejar a aventura da sua vida, conecte-se com um dos nossos Especialistas Locais e comece a planejar uma viagem melhor hoje mesmo!

Go Ask A Local

  • Guia Completo para Viajar às Maldivas
    Guia Completo para Viajar às Maldivas 2023-11-06 00:07:58

    Descubra o paraíso com nosso Guia Completo para Viajar às Maldivas: conheça as praias deslumbrantes, mergulhe em águas cristalinas e desfrute de uma estadia luxuosa. Planeje sua viagem agora mesmo e aproveite descontos exclusivos!

  • Descobrindo o Encanto das Ilhas Havaianas
    Descobrindo o Encanto das Ilhas Havaianas 2023-11-06 00:06:29

    Encante-se com a beleza e magia das Ilhas Havaianas - Descubra paisagens paradisíacas, cultura única e praias de tirar o fôlego. Planos de viagem, dicas imperdíveis e tudo que você precisa saber para explorar esse paraíso no Pacífico. Clique aqui e embarque nessa aventura tropical agora mesmo!

  • Guia Completo para Viagens Internacionais
    Guia Completo para Viagens Internacionais 2023-11-06 00:06:27

    Planeje sua viagem internacional com facilidade seguindo nosso guia completo! Descubra a documentação necessária, dicas valiosas, melhores destinos e tudo o que você precisa para garantir uma viagem inesquecível. Clique aqui para saber mais!

  • Quanto Custa Viajar para o Japão: Guia de Custos e Economias
    Quanto Custa Viajar para o Japão: Guia de Custos e Economias 2023-11-06 00:06:27

    Descubra os custos exatos e as melhores maneiras de economizar ao viajar para o Japão. Este guia completo mostrará o quanto você precisa investir para aproveitar ao máximo sua viagem. Clique aqui para descobrir!

Showing page 1 of 6