9 Dicas Épicas Para Viajar Sozinho Pela Primeira Vez

2023-06-25 00:31:51 - Drany Macley Drany Macley, the senior editor of Vytravels.com, brings extensive journalism background and over eight years of experience in travel writing and editing to the site, offering practical insights and first-hand knowledge through articles on innovative hotels, backed by a BA in Journalism from Ithaca College.

Este post pode conter links afiliados. Se você clicar em meu link afiliado e comprar algo (sem custo adicional para você!), Eu posso ganhar uma pequena comissão que me ajuda a manter o blog funcionando. Muito obrigado pelo seu apoio!

Viajar sozinho pela primeira vez é emocionante e aterrorizante. É uma experiência completamente diferente de tudo o que você já teve antes.

Eu sempre encorajo qualquer pessoa que possa e se sinta confortável a viajar sozinha pelo menos uma vez na vida.

Para ajudá-lo em sua primeira viagem solo, criei as principais coisas que todos devem saber antes de viajar sozinho pela primeira vez.

Uma das melhores maneiras de garantir uma ótima experiência de viagem solo é estar preparado e ter uma ideia de como sua viagem vai ser.

Definitivamente, eu não me preparei antes da minha primeira viagem solo, e eu acho que teria tido uma experiência melhor se eu tivesse. Não estou dizendo que minha primeira viagem solo não foi incrível, porque foi. Mas eu cometi muitos erros!

Esperançosamente, algumas das dicas e truques desta lista ajudarão você a se sentir mais preparado e confiante enquanto se prepara para sua primeira viagem solo.

As dicas e truques nesta lista são bastante abrangentes e ajudarão você quando estiver viajando sozinho pela primeira vez, não importa onde vá ou por quanto tempo viaje.

Dicas para voar sozinho

1. Tenha um orçamento e mantenha-se fiel a ele

Uma das coisas mais importantes que qualquer pessoa viajando sozinha pela primeira vez pode fazer é ter um orçamento realista.

Este foi um dos meus maiores erros e realmente impactou minha primeira viagem solo.

Eu li muitos blogs dizendo que você pode viajar com $50 por dia e que não deve gastar mais de $50 por dia, não importa para onde vá.

Meu primeiro erro foi não converter $50 USD para CAD e acabar tentando gastar $50 CAD por dia, que era cerca de $37 por dia na época.

Eu não gosto de aderir à noção de que todo mundo tem que ser um viajante econômico e que você está viajando errado se estiver gastando mais de $ 50/dia.

Às vezes pode parecer que isso é a norma, especialmente quando você está pesquisando ideias de viagens de mochilão.

Meu maior conselho para você é descobrir que tipo de viagem você está mais interessado em fazer e criar um orçamento em torno disso.

Para mim, eu sou um viajante de nível intermediário.

Eu não preciso de nada luxuoso, mas não estou interessado em ficar em albergues, desfruto pagando para visitar atrações e desfruto de uma refeição decente fora.

Você pode ser diferente.

Você pode adorar viagens econômicas. Ou querer uma experiência de viagem mais luxuosa.

Como viajante solo pela primeira vez, você pode querer gastar mais dinheiro e fazer um passeio em grupo ou uma viagem de um dia em grupo.

Não importa muito.

A coisa importante é que você sente e crie um orçamento realista para si mesmo. Um orçamento que você pode seguir.

Travel Planning

Porque você é a única pessoa nesta viagem e é 100% responsável por cada centavo gasto.

Você não tem um amigo ou membro da família a quem possa pedir dinheiro emprestado se ficar sem alguns dias antes do final da sua viagem.

Se você ficar sem dinheiro, estará em uma situação complicada que precisará encontrar uma solução.

2. Deixe a perfeição de lado

Não sei se foi só eu, mas tive expectativas muito irreais sobre como seria minha primeira viagem solo.

Eu pensei que seria tudo arco-íris e sol, mas nenhuma viagem vai ser perfeita.

Quanto mais cedo você abandonar as lentes cor-de-rosa e aceitar que imprevistos podem acontecer durante sua viagem, mais preparado estará para viajar sozinho pela primeira vez.

De maneira alguma estou dizendo que algo terrível acontecerá durante sua viagem. As chances disso são muito baixas.

No entanto, há uma boa probabilidade de que algo inconveniente venha a acontecer e você precisará descobrir como lidar com esse contratempo. Pode ser qualquer coisa, desde um dia chuvoso em que você planejava fazer uma caminhada até atrações fechadas, ou pior, ter sido roubado.

Embora o último exemplo seja muito incomum e algo que você não deve esperar que ocorra. Mesmo que tudo saia 100% de acordo com o planejado, nenhuma viagem será perfeita. Alguma coisa simples como multidões pesadas podem arruinar sua viagem.

O que quero dizer é que nenhuma viagem é perfeita e você precisa parar de pensar que será. Uma viagem imperfeita é sempre mais divertida! Você pode experimentar coisas que nunca soube que existiam em uma cidade, conhecer seu novo melhor amigo ou tropeçar no lugar perfeito para ver o pôr do sol.

solo travel in Europe

Se as coisas não acontecerem exatamente como você imaginou, respire fundo e não deixe isso arruinar sua viagem. Como alguém com grande ansiedade, sei que isso é mais fácil dito do que feito. Mas a prática torna mais fácil!

Ser seguro na internet é extremamente importante para todos os viajantes, mas é ainda mais importante para viajantes solitários.

Imagine este cenário. Você está em uma viagem solo incrível e se conectando a redes públicas de Wi-Fi em todos os lugares. No hotel, no aeroporto, nos restaurantes. Onde quer que você encontre Wi-Fi, se conecta a ele.

Um dia, você acorda e descobre que há cobranças em seu cartão de crédito que você não fez. Alguém roubou seu cartão de crédito e agora você precisa passar pelo processo de ligar para o banco e cancelar seus cartões. Isso sem mencionar a dor de cabeça de tentar gerenciar o resto da sua viagem sem suas cartas de crédito ou (potencialmente) seu cartão de débito.

Isso é um pesadelo absoluto. Todo esse cenário poderia ter sido facilmente evitado se você tivesse instalado um VPN em seus dispositivos. Um VPN coloca um campo de força em seus dispositivos que torna impossível para olhos curiosos acessar seus dados on-line.

O uso de redes públicas de Wi-Fi é tão seguro quanto usar o Wi-Fi de casa, onde você é a única pessoa que sabe a senha.

Na minha opinião, instalar um VPN em todos os seus dispositivos é uma parte essencial da viagem. Você está se colocando em risco se não utilizar um VPN!

Eu usei muitos VPNs diferentes ao longo de meus muitos anos de viagem solo e odiei todos. Ouvi falar do NordVPN e decidi experimentá-lo. Agora, é o meu preferido entre todos.

Desde 2018, tenho usado o NordVPN e adoro. Não tenho planos de deixá-los e confio neles para proteger todos os meus dados online.

A razão pela qual amo o NordVPN e o recomendo para outros amantes de viagem é porque eles são o VPN mais rápido do mercado.

Os VPNs são conhecidos por diminuir a velocidade da sua conexão com a internet ao ponto em que você quer jogar seu telefone contra a parede. Ou pelo menos era assim que eu me sentia!

Nunca tive problema de conexão lenta ao usar o NordVPN. Nem percebo que um VPN está no meu telefone e laptop, o que diz muito.

Não instalar um VPN em seus dispositivos é tolice. É uma das etapas de segurança mais importantes (e menos discutidas) que você pode tomar quando viaja sozinho pela primeira vez ou em qualquer viagem.

Não há desculpas para não proteger seus dados online.

Você pode proteger até seis dispositivos com uma única assinatura do NordVPN, e uma assinatura de dois anos custa menos por mês do que um café latte.

Eu sempre digo que se você pode pagar para viajar, pode pagar para proteger seus dados e informações online. É a coisa inteligente, responsável e segura a fazer!

Além disso, é fácil, então não há desculpas para não se proteger!

4. Escolha um destino semelhante à sua cidade natal

Esta é uma das minhas dicas favoritas para pessoas que viajam sozinhas pela primeira vez. É também uma das melhores maneiras de garantir que sua primeira viagem solo seja uma boa experiência e faça você querer viajar sozinho novamente e de novo.

Se você é novo em viagens e viagens sozinho, escolher um lugar semelhante ao lugar onde mora é uma ótima ideia.

Por exemplo, se você mora no Canadá, pode visitar o Reino Unido ou a Nova Zelândia.

Se você mora em Hong Kong, Taiwan é uma ótima opção.

Escolher um lugar semelhante (mas diferente) ao lugar onde você mora é o melhor dos dois mundos. Você experimenta algo novo, mas não tem uma quantidade avassaladora de choque cultural.

Uma vez que você se sinta mais confortável viajando sozinho e navegando por uma cidade nova, pode expandir para países que são muito diferentes do seu.

Mas acho que começar com algum lugar semelhante é a melhor opção e prepara você para o sucesso a longo prazo.

Benefícios de viajar sozinho

Oscar Wilde Galway Ireland About Travels with Erica

5. Tenha um itinerário (mas seja flexível)

Isso é algo que não fiz em minha primeira viagem solo e realmente gostaria de ter feito. Não sou um grande planejador e gosto de chegar a uma nova cidade sem planos e descobrir as coisas enquanto vou.

Isso é tudo bem e bom, mas não é algo que eu recomendaria para alguém viajando sozinho pela primeira vez.

Lembro-me de caminhar e me sentir um pouco estranho e desconfortável na minha primeira viagem solo. Não estava tremendamente confiante e não queria que as pessoas achassem que eu era estranho por estar sozinho.

Uma das melhores maneiras de evitar esse sentimento é ter um plano e se manter ocupado. Você não precisa de um plano rígido (e, na verdade, recomendo que não tenha), mas ter uma ideia geral do que sua viagem parece ser muito útil.

Descubra coisas como:

  • Quais países ou cidades você vai visitar
  • Quais atrações você precisa visitar
  • Se há alguma excursão que você deseja fazer
  • Reserve sua acomodação (pelo menos para a primeira cidade que você está visitando)

Esses podem parecer passos pequenos a tomar, mas podem ter um enorme impacto no sucesso da sua primeira viagem solo. Pequenas coisas como essa ajudam você a ter confiança e saber o que vai fazer.

Por outro lado, você quer ser flexível com o seu cronograma. Pode haver um festival legal enquanto você está em uma cidade, você pode descobrir outra excursão que deseja fazer, o clima pode atrapalhar, ou você pode conhecer alguém com quem deseja viajar para mesclar seus itinerários.

Solo Travel

A moral da história é ter um plano solto do que você deseja fazer em sua viagem, mas deixar espaço para mudar e ir com o fluxo. Um pouco de yin e um pouco de yang.

6. Tenha dinheiro extra

Você precisa manter seu dinheiro separado e ter uma reserva de dinheiro extra caso algo aconteça.

Não posso enfatizar o suficiente o quão importante esta dica é para viajantes individuais.

Você pode perder sua carteira, ser assaltado ou roubado, o que é ruim nos melhores momentos e ainda pior quando você está viajando sozinho.

Você é 100% responsável por pagar tudo. Se você perder seu dinheiro (ou gastar demais), ficará com fome e não poderá comer pelo resto da viagem. Eu recomendo fortemente que você tenha cerca de US$100 ou algo armazenado em um local separado longe do seu dinheiro normal.

Muitas mulheres são aconselhadas a guardar algum dinheiro extra para pagar por um táxi se um encontro der errado. Isso é equivalente a isso.

Pode parecer bobo ou não valer a pena, mas confie em mim. Viajei sozinha por anos e sei em primeira mão como sou grata por ter dinheiro extra quando algo dá errado.

Eu gosto de manter meu dinheiro extra no bolso interno com zíper da minha bolsa. Dessa forma, está sempre comigo e posso usá-lo para pagar o transporte, se necessário. Algumas pessoas preferem mantê-lo no cofre do hotel ou em sua mala.

Não importa onde você o guarde, desde que tenha dinheiro extra guardado em algum lugar para emergências.

Flying Alone

O lado negativo oculto das viagens

7. Cuidado com as fraudes locais

Não importa onde você vá no mundo, há fraudes locais.

Alguns deles são inofensivos, como os ladrões de carteira na França. Outros são mais sérios, como o golpe da casa de chá na China.

Uma das melhores maneiras de se proteger durante a primeira viagem solo é pesquisar rapidamente no Google e aprender sobre os golpes mais comuns no lugar que você está visitando.

Eu não gosto da ideia de que os viajantes solos estão mais propensos a serem enganados, mas é importante saber sobre os golpes locais como viajante solo.

Ao viajar sozinho, você só tem dois olhos e não pode ver tudo o que está acontecendo ao seu redor. Não tem um par extra de olhos (ou vários pares de olhos) para notar algo que você não seria capaz de notar.

Se você estiver ciente dos golpes locais, saberá o que procurar e poderá ficar de olho em qualquer coisa que pareça estar relacionada a esse golpe.

Não quero que você pense que será enganado como viajante solo. Fui enganada duas ou três vezes em todos os meus anos de viagem solo, então não é muito comum.

Só quero que você saiba o que procurar, para que possa manter seus olhos abertos. Não deixará uma boa impressão se você for enganado em sua primeira viagem solo!

China Pavillion Epcot

8. Saia da sua zona de conforto

Viajar sozinho pela primeira vez certamente o leva para fora da sua zona de conforto, e acho que você deve manter esse momentum enquanto estiver em sua viagem.

Faça uma ou duas coisas em sua viagem solo que o levem para fora da sua zona de conforto.

Pode ser algo tão simples quanto ir jantar sozinho em um bom restaurante quando normalmente não faria. Ou algo tão grande quanto pular de bungee jumping pela primeira vez.

Não importa muito.

Uma das melhores partes da viagem solo é que ela nos ajuda a sermos uma pessoa melhor e a crescer, mas só faz isso se sairmos de nossa zona de conforto.

Mas é importante saber a diferença entre sair da sua zona de conforto e fazer algo imprudente.

Por exemplo, fazer uma aventura de degustação de vinhos sozinho é sair da sua zona de conforto. Fazer uma caminhada de cinco horas quando você nunca caminhou mais do que uma hora é imprudente.

Veja a diferença. 😉

Então, meu desafio para você (e que eu também me dou) é sair da sua zona de conforto pelo menos uma vez em cada viagem que você fizer!

Dicas para comer sozinho em um restaurante

9. Mantenha contato com amigos e familiares de volta para casa

Eating alone

Seus amigos e familiares vão se preocupar com você quando estiver viajando sozinho pela primeira vez.

Seja uma boa pessoa e mantenha contato com eles enquanto estiver fora!

Até hoje, eu envio mensagens de texto para minha mãe quando saio do hotel durante o dia e quando volto. Às vezes, é chato para mim, mas faz com que ela se sinta muito melhor sobre eu estar viajando sozinha.

É algo simples que você pode fazer para tranquilizá-los.

Além disso, você pode se gabar de como está se divertindo!

Não há melhor maneira de deixar alguém com inveja do que enviar fotos de férias! Então, atualize-os sobre como você está e o que está vendo.

E não poste apenas nas redes sociais. Envie mensagens de texto e faça chamadas de vídeo com eles também!

Assista a este vídeo!

Conclusão

Digital Nomad

Espero que essas dicas tenham ajudado você a se sentir mais confiante e preparado para sua primeira viagem solo.

Não importa como seja a sua primeira viagem solo, ela estará repleta de várias emoções diferentes, e garanto que pelo menos uma vez durante sua viagem você questionará por que está fazendo isso.

Mas prometo que viajar sozinho vale a pena.

Mesmo que você só faça isso uma vez!

Não há nada igual à viagem solo pela primeira vez. Isso nos ajuda e nos faz crescer como pessoa.

Não acho que já tenha falado com um companheiro de viagem solo que não tenha dito que voltou de sua primeira viagem solo como uma pessoa diferente e melhor.

Realmente espero que você tenha a oportunidade de experimentar a alegria da viagem solo para ver se é o estilo de viagem certo para você.

A viagem solo não é para todos, mas você não sabe se é para você até tentar!

  • Guia Completo para Viajar às Maldivas
    Guia Completo para Viajar às Maldivas 2023-11-06 00:07:58

    Descubra o paraíso com nosso Guia Completo para Viajar às Maldivas: conheça as praias deslumbrantes, mergulhe em águas cristalinas e desfrute de uma estadia luxuosa. Planeje sua viagem agora mesmo e aproveite descontos exclusivos!

  • Descobrindo o Encanto das Ilhas Havaianas
    Descobrindo o Encanto das Ilhas Havaianas 2023-11-06 00:06:29

    Encante-se com a beleza e magia das Ilhas Havaianas - Descubra paisagens paradisíacas, cultura única e praias de tirar o fôlego. Planos de viagem, dicas imperdíveis e tudo que você precisa saber para explorar esse paraíso no Pacífico. Clique aqui e embarque nessa aventura tropical agora mesmo!

  • Guia Completo para Viagens Internacionais
    Guia Completo para Viagens Internacionais 2023-11-06 00:06:27

    Planeje sua viagem internacional com facilidade seguindo nosso guia completo! Descubra a documentação necessária, dicas valiosas, melhores destinos e tudo o que você precisa para garantir uma viagem inesquecível. Clique aqui para saber mais!

  • Quanto Custa Viajar para o Japão: Guia de Custos e Economias
    Quanto Custa Viajar para o Japão: Guia de Custos e Economias 2023-11-06 00:06:27

    Descubra os custos exatos e as melhores maneiras de economizar ao viajar para o Japão. Este guia completo mostrará o quanto você precisa investir para aproveitar ao máximo sua viagem. Clique aqui para descobrir!

Showing page 1 of 6